sábado, 3 de outubro de 2009

Crise do sistema capitalista

DO COMITÊ CENTRAL POPULAR PARA OS TRABALHADORES
Nós sabemos que toda riqueza deste país e do mundo é produzida pelos trabalhadores(as) . Mas todos nós sabemos também que todo o lucro vai para as empresas. As 10 maiores empresas do mundo tem o PIB maior do que 100 países. As 500 maiores empresas do mundo controlam 52% do capital mundial e empregam apenas 8% dos trabalhadores mundiais. Dos 300 homens mais ricos do mundo cinco são brasileiros cujas empresas estão demitindo trabalhadores.
O resultado foi a superacumulação do capital que gerou uma riqueza estrondosa para os capitalistas. Com tamanho poderio econômico dominam todas as esferas da vida social: a educação e cultura (são donos dos meios de comunicação), patrocinam campanhas eleitorais, elegem quem eles querem, para votar e executar as leis que lês querem. Mas... Quem produziu toda essa riqueza? Os grandes empresários ou os trabalhadores ?
OS TRABALHADORES NÂO VÃO PAGAR PELA CRISE. O SEU TRABALHO JÁ ESTÁ ACUMULADO NO PÁTIO DAS EMPRESAS E NAS MÃOS DO CAPITALISTA.
A crise começou com o capital financeiro (dinheiro sem produção) e generalizou para a indústria(dinheiro real, resultado do trabalho) . Agora se alastra pelo mundo. Cai a taxa de juro, pois não tem capital industrial para alimentar o capital financeiro. A crise é, pois, de natureza econômica.
OS TRABALHADORES PRODUZEM E QUEM FICA RICO SÃO OS GRANDES EMPRESÁRIOS. ELES QUE PAGUEM PELA CRISE
Por que é que quem sempre produziu tem que passar dificuldades? Quem trabalha é que tem que desfrutar do seu trabalho. O trabalhador deve exigir que seu sindicato negocie na defesa do salário digno. Nada de negociação com perda de direitos. Os trabalhadores já sabem muito bem como tudo funciona. Os empresários ganham isenção de impostos e os empregos prometidos não acontecem. Quando os lucros diminuem vão embora com os bolsos cheios deixando penúria e miséria por onde instalaram empresas e exploraram o trabalho.
A CRISE, ALÉM DE ECONÔMICA, É TAMBÉM AMBIENTAL
Se substituísse todo o combustível fóssil pelo agrícola, teríamos que plantar três planetas. O problema é o excesso de veículos que alimentam o consumismo. O problema é o desrespeito à vida, à água dos seres vivos envenenada pela ganância dos lucros, é a poluição do ar pelos agrotóxicos, pelos trabalhadores expostos aos venenos, pelas mineradoras, enfim pelo impacto ambiental, produzido por uma economia desgovernada que torna a vida humana um caos.
EXISTEM SAÍDAS?
Existem dois caminhos: ou lutamos para mudar ou a ganância destrói esta civilização. Desmoralizar os organismos que sustentam a moral que fundou esta civilização que gera falsas necessidades, individualismo exagerado ( para esses o outro não existe),fundar uma nova cultura baseada na solidariedade, acabar com falsos valores do consumismo desnecessário.
Para virar a mesa, a classe trabalhadora é fundamental. É a ela que interessa a virada. È preciso lutar e apoiar todas as lutas que tem a finalidade de fazer a transformação. Com a crise econômica vem também a crise política. Quem é eleito rapidamente se desmoraliza. Não tem moral, nem representatividade. Foi eleito pelo poder econômico. A classe trabalhadora, tem que se conscientizar da força que tem e que é a única que terá condição de fundar uma nova sociedade menos sofrida e mais humana, vai à luta. Não vamos pagar pela crise. Nós trabalhamos. Não comemos o dinheiro. Eles que dêem conta do dinheiro que comeram.
NEM UM DIREITO A MENOS. VAMOS À LUTA!
POR UM NOVO MODELO DE CIDADE
POR UM OUTRO MODELO DE QUALIDADE QUE INCENTIVE O TRANSPORTE COLETIVO
POR UMA SOCIEDADE QUE VALORIZE MAIS A VIDA

Nenhum comentário:

Postar um comentário