quarta-feira, 25 de novembro de 2009



COMO SURGIRAM AS ASSEMBLÉIAS POPULARES?


No ano de 1999 os movimentos sociais do país estavam organizados dizendo NÃO ao pagamento da dívida externa.
Isto porque o Brasil retira boa parte do dinheiro público para pagar uma dívida infinita imposta pelos países ricos.

Estes recursos são construídos pelo trabalho dos brasileiros e por isso devem ser utilizados para a melhoria das condições de vida do nosso povo.


Este grupo continuou reunido até que em 2001 as forças populares do país novamente fizeram uma grande campanha impedindo a criação da ALCA, que seria a entrega de uma parte do estado do Maranhão para os Estados Unidos montarem uma base militar.

Após muitos encontros e atividades, o povo organizado decidiu continuar unido e realizar estes encontros por todas as cidades, para promover troca de experiencias e juntos construirmos propostas sérias de transformação concreta da nossa realidade. E para fazer isso é necessário ampliar a participação popular, porque as autoridades que vencem as eleições governam para os ricos, e não nos representam. Para ampliar a participação é necessário criar novas formas e mecanismos de decisão de todos e todas.


Alguns dos temas discutidos são:


-Soberania alimentar
-Direito à Moradia
-Direito à energia e água
-Educação de qualidade
-Democratização da terra
-Defesa dos territórios
-Fim do desemprego


Como começou em Juiz de Fora?


O COMITÊ CENTRAL POPULAR é uma entidade que reúne várias entidades e associações da nossa cidade, entre elas sindicatos, movimentos cristãos, associações de bairro, movimentos populares e estudantes.
No final do ano passado fizemos um grande encontro, com mais de 150 pessoas, no qual vários temas importantes foram discutidos e depois de muita conversa percebemos que o problema das condições de moradia nossa cidade é grave, e que as autoridades do governo pouco fazem para melhorar a vida das pessoas.
Criou-se assim o setor de moradia, com a bandeira:

MORADIA DIGNA JÁ!
O POVO NÃO PODE ESPERAR!



Grito dos Excluídos - setembro 2009
Este ano, na semana da independência realizamos importantes atividades na construção do MULTIRÃO POR UM NOVO BRASIL.
Fomos às ruas denunciando que a prefeitura ainda não construiu o RESTAURANTE POPULAR, sendo que é lei e o dinheiro já chegou;
Fizemos um ato político pela moradia, ocupando a Câmara dos Vereadores, e também construímos uma palestra sobre as empresas estatais.



CONVIDAMOS A TODOS QUE LUTAM PELA CONSTRUÇÃO DO PROJETO POPULAR PARA O PAÍS A PARTICIPAREM!

DOMINGO, DIA 29/11, AS 08:00H, COLÉGIO JESUÍTAS

Um comentário:

  1. Essa foi minha primeira Assembleia e foi uma experiência ímpar. Adorei ter participado. Aprendi muito com todos ali presentes.
    Ana Miranda.

    ResponderExcluir