terça-feira, 9 de março de 2010

Dia 8 de março - JF




Neste dia 8 de março, mostramos a força da organização popular!

Em meio a palavras de ordem como: Moradia é um Direito, dá um jeito seu prefeito, mais de 100 moradores de 7 comunidades, organizadas pela ASSEMBLÉIA POPULAR, ocuparam a entrada da Prefeitura, exigindo reunião imediata com o prefeito Custódio Mattos (PSDB).
Recebidos primeiramente pelo secretário de administração, Vitor Valverde, fomos informados de que o prefeito receberia apenas uma comissão formada por 1 morador de cada área, e nenhum representante do Comitê Central Popular.
Em Assembléia extraordinária o povo recusou tal proposta, visto que há mais de 3 meses nos preparamos para esta reunião. O governo municipal, frente à nossa força sucumbiu à nossa proposta e subimos juntos para a reunião com o Prefeito, que durou mais de 2 horas.
No início da reunião foi entregue ao prefeito os abaixo-assinados de cada comunidade, com as reivindicações levantadas nas reuniões comunitárias, como também o DOSSIE DE MORADIA, elaborado pelo Comitê Central Popular.
A reunião somente iniciou-se após a aceitação por parte da prefeitura de que a secretária de Custódio relataria toda a conversa, para que assim o povo tenha uma prova de todas as promessas realizadas.
Entre as soluções apontadas pelo prefeito, várias das obras serão iniciadas ainda esta semana. Para 3 das comunidades a proposta foi de remoção, porém não foi discutida e aceita por toda a comunidade, e colocamo-nos em luta permanente para que as comunidades não sejam removidas caso não queiram, mas que recebam em suas áreas a infra-estrutura necessária para o Direito Humano Fundamental à Moradia Digna, com: ÁGUA TRATADA, SANEAMENTO, LUZ, ASFALTO, E TÍTULOS DE PROPRIEDADE.

Após a reunião com o prefeito os moradores da Luta por Moradia Digna se uniram à Frente de Luta das Mulheres(mais de 20 organizações), em uma grande Marcha Popular, reivindicando melhores condições de vida para a Classe Trabalhadora, contra o aumento do IPTU e a terceirização das creches e unidades de saúde.

Amanhã, dia 10/03, as 18:30 faremos nossa reunião de avaliação do 8 de março e nos prepararemos para as diversas atividades programadas para o mês de Luta das Mulheres. Local: Sala 48 da catedral.

Um comentário:

  1. Bacana descobrir o blog de vcs! Alguma informação sobre umas ocupações urbanas que estão acontecendo ai?

    ResponderExcluir