terça-feira, 7 de junho de 2011

Movimentos Sociais conquistam vitórias com a Jornada de Lutas




A Jornada de Lutas do MST e o III Encontro dos Movimentos Sociais, que reuniu organizações do Campo e da Cidade e Centrais Sindicais, encerrou hoje, 02 de maio de 2011, de forma vitoriosa. No acampamento do MST, da Via Campesina e no encontro aconteceram debates sobre temas variados como a nocividade do uso de agrotóxicos, o piso salarial, a reforma agrária, a redução das tarifas públicas e a exploração e entrega das nossas riquezas nas mãos de grandes empresas transnacionais.

O MST cobrou ações do governo federal e estadual para dar continuidade à Reforma Agrária, estagnada há anos no estado. Foram realizadas marchas e ocupações e como resposta houve reuniões com o INCRA nacional, treze secretárias do estado e com o próprio governador, Antonio Anastasia.

Como parte da Jornada, hoje foi comemorado o dia do trabalhador em tom de protesto, diferenciando as atividades desta data, que têm sido tratadas como festa. Na primeira hora do dia as Brigadas Populares, que têm como principal bandeira de luta o direito à moradia, ocuparam o prédio da IPSEMG, para denunciar o descaso com as famílias sem teto da capital e pressionar o poder público contra os despejos. Em seguida, os Movimentos Sociais e as Centrais Sindicais iniciaram uma marcha, partindo da Assembléia Legislativa, com destino a Praça Sete. A marcha, que contava com cerca de 1500 manifestantes, contornou a Praça da Liberdade e parou diante do prédio ocupado, aonde foi feito um ato político e o resgate dos militantes que se encontravam dentro das instalações do IPSEMG, acuados pela polícia.

Juntos, todos os movimentos seguiram em direção a Praça Sete, aonde pararam o trânsito e realizaram outro ato político, contando com a participação de deputados e dirigentes sindicais e sociais. Neste momento, as Centrais Sindicais anunciaram que, fruto do processo de mobilização desta jornada, outra conquista havia sido alcançada. Em reunião com o governador, pela manhã, foi tirado o compromisso do governo do estado com o piso salarial estadual, uma decisão que afeta milhões de trabalhadores.

Saiba mais:

http://abrilvermelho-mg.blogspot.com/




Nenhum comentário:

Postar um comentário