O Grito dos/as Excluídos/as não é um evento isolado, ele vai para além dos protestos do dia 07 de setembro. Faz parte de um processo de mobilização e lutas pelos direitos, bem como de construções coletivas em torno de uma outra maneira de ver a Terra e de usufruir de suas riquezas, a partir dos princípios do respeito, da convivência e da sustentabilidade.
O Grito dos/as Excluídos/as pretende levar às ruas o grito da Mãe Terra sofrida com tantos projetos de morte, os quais, escondidos atrás das máscaras do desenvolvimento, destroem a natureza e colocam em risco toda espécie de vida sobre o Planeta. Conseqüência também desse modelo de desenvolvimento capitalista, que visa tão somente o lucro desenfreado de alguns poucos, é a negação dos direitos básicos da população: saúde, educação, moradia, acesso à Terra, à Água, lazer, cultura, emprego, soberania alimentar... O governo anuncia o ascenso de 35 milhões de pessoas à classe média, porém, isso não significa que os direitos básicos destes e dos que continuam a linha de pobreza e miséria tenham sido garantidos.
Por isso é um dos momentos de construção de força para nosso encontro regional.
Proxima reunião:Dia 27/07 às 18:30 na sala 48 da catedral
PAUTA:
1) Informes
2) Coleta das sugestões: Como deve ser nossa intervenção no grito?
3) Debate sobre Mundo do Trabalho - Convidados: APES, MTC, MTD, ASCAJUF.
4) Distribuição convites feijoada.
Relatório reunião Comitê Central popular realizada dia 13/07/2011
1) ENTIDADES PRESENTES e noticias de outras Mobilizando
para o grito
> =>CEBES
> =>CEBI
> => RCB
> => ALGUNS GRUPOS CULTURAIS
> => JUVENTUIDE DA PERIFERIA ( BATUQUE)
> => AGB
> => PSTU
> => CONSULTA POPULAR
> => MLPM
> => CÁRITAS
> => COLETIVO PIRACEMA
> => MEL
> => COMITE CIDADANIA
>
2) Campanha Minério tem possibilidade de aglutinar mais entidades
Dia: 12.08.2011
as 19 na Camara Municipal
3)DEBATE SOBRE EDUCAÇÃO PNE ( Plano Nacional de Educação)
> O QUE É PNE?
> =>É o que dá as diretrizes da educação no Brasil;
> => Este PNE é a continuação do anterior;
> => tudo feito através de decretos, população não participa, não discute,
> não participa das decisões;
> O DISCURSO DO GOVERNO É SEDUTOR:
> => Universalização do ensino;
> => Fim do analfabetismo;
> => Escola tempo integral;
> => Mais vagas nas Universidades;
> => Acompanhamento pedagógico;
> PREOCUPAÇÕES:
> 1)COM A EDUCAÇÃO DO BRASIL
> => Setor privado é oi grande coordenador do PNE
> => Ensino será feito por áreas e não mais por disciplinas;
> => Mais alunos com as mesmas estruturas, físicas e humanas;
> => Acesso físico às escolas sem a preocupação com as especificidades tais
> como: quilombolas, indígenas, assentamentos do Movimento Trabalhadores Sem
> Terra e outros;
> => Processo de educação cada vez mais mercantilizado;
> => A grade curricular são de interesse do mercado não das pessoas;
> => Não há interesse em produzir conhecimento para a sociedade;
> => A tecnologia deve ser um aliado do ser humano, este PNE coloca a
> tecnologia no lugar dos professores com o ensino á distancia e outros;
> => Aumenta a quantidade de vagas, mas cai a qualidade do ensino;
> 2) COMO O PNE ATINGE OS TRABALHADORES DA EDUCAÇÃO
> => Escola Empresa;
> => Imposição de metas;
> => Imposição de nº de alunos tem que ser aprovados;
> => Professores sem quadro de carreira;
> => A especificidade de formação do professor deixa de ser valor;
> => Salário ligado ao desempenho;
> => Provão para professor como valorização;
> 3) GERAIS
> => As centrais Sindicais que deveriam estar lutando pela democratização,
> abrindo discussão com a sociedade, está apoiando o governo sem discussão;
> Após estas discussões foi aberto o debate. No final um grande desafio:
> Como levarmos para o GRITO DO EXCLUÍDOS/2011 este debate, estas
> preocupações?
> Para que se grita?
> Este ano realizaremos o 18º grito dos excluídos. Aprendemos a gritar
> melhor? Ou ficamos esperneando, com discursos, panfletos que não diz nada
> para as pessoas?
> Temos que adequar nossa linguagem para ser entendido por um público que
> vai ao sete de setembro para ver o exercito desfilando, acreditam na
> independência, como intervir? Como gritarmos dentro da força que temos?
> Como fazer denuncia sérias, com dados concretos?
> Como desafio para a próxima reunião os presentes ficaram de pensar e
> levar propostas concretas. Como vamos fazer o grito este ano? Vamos
> inovar?
4) ENCAMINHAMENTOS
> Conversar com APES no sentido de ceder o espaço para realização de uma feijoada no dia 21/08 ( junto CRB) com o objetivo de mobilizar para o grito;
> Ver preço e confecção do cartão para venda da feijoada e trazer no dia 27/07 para distribuição
Foi distribuído jornalzinho do grito, encomendamos uma quantidade. Se sua entidade está interessada em adquirir entre em contato conosco.
Olha o novo
Que começa a despertar
É a força
E a beleza
Do Projeto Popular
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