quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

"A MULHER SAI DO FOGÃO PARA FAZER REVOLUÇÃO"



O Dia Internacional da Mulher, celebrado em a 8 de Março tem origem nas manifestações femininas por direito de voto e melhores condições de trabalho, frequentemente insalubres, perigosas e mal remuneradas.

As operárias em fábricas de vestuário e indústria têxtil foram protagonistas de um desses protestos contra as más condições de trabalho e os baixos salários, em 8 de Março de 1857, em Nova Iorque.

Muitos outros protestos ocorreram nos anos seguintes, destacando-se o de 1908, quando 15.000 mulheres marcharam sobre a cidade de Nova Iorque, exigindo a redução de horário, melhores salários e direito ao voto.

Em 25 de Março de 1911, um incêndio na fábrica da Triangle Shirtwaist matou 146 trabalhadores - a maioria costureiras. O número elevado de mortes foi atribuído às más condições de segurança do edifício.

Não podemos achar que a luta feminista é contra os homens, mas contra este sistema capitalista perverso e excludente, que explora as mulheres no trabalho e na sua feminilidade.

"A NOSSA LUTA É TODO DIA, SOMOS MULHERES E NÃO MERCADORIA"






Figura: Cartaz soviético de 1932. Em vermelho, lê-se: "8 de março é o dia da rebelião das mulheres trabalhadoras contra a escravidão da cozinha." Em cinza: "Diga NÃO à opressão e ao conformismo do trabalho doméstico!"

Um comentário:

  1. SEM FEMINISMO NÃO HÁ SOCIALISMO!!!
    "O capitalismo carregou para sobre os ombros da mulher trabalhadora uma carga que a esmaga; a converteu em operária, sem aliviá-la de seus cuidados de dona de casa e mãe.
    Portanto, a mulher se esgota como consequência dessa tripla e insuportável carga que com frequencia expressa com gritos de dor e lágrimas.
    Os cuidados e as preocupações sempre foram o destino da mulher; porém sua vida nunca foi mais desgraçada, mais desesperada que sob o sistema capitalista, logo quando a indústria atravessa um período de máxima expansão".
    ( A. Kollontai in Comunismo e Família, 1920)

    "Contra a intolerância dos ricos, a intransigência dos pobres. Não se deixar cooptar, não se deixar esmagar. Lutar Sempre ! " (Florestan Fernandes).

    ResponderExcluir