terça-feira, 20 de abril de 2010

A função social do jornalismo



Juiz de Fora possui população de aproximadamente 550 mil habitantes, constata-se que 14% de sua população, ou seja, 75 mil habitantes sobrevivem com menos de um salário mínimo. No município, segundo dados do CCP/UFJF (2010) cerca de 40% dos juizforanos sofrem com o déficit habitacional na cidade, determinando a seguinte situação:
Existem 200 áreas de ocupação subnormal, onde há carência de água, esgoto, energia elétrica e irregularidade fundiária;
• 240 áreas de moradia irregular ou ilegal sendo que 87 são consideradas áreas de ocupação subnormal situação onde habita 30 mil pessoas (13%) da população de Juiz de Fora ;
Cerca de 70% das pessoas habitam áreas conhecidas como Áreas de Especial Interesse Social, caracterizadas por apresentar carência nas condições de infra-estrutura. Destaca-se que tais áreas tiveram um crescimento de 60% no período de 1996 e 2006;A situação de moradia e de pobreza da região vincula-se, também, à existência de população em situação de rua. Revela-se assim a face de um processo excludente das relações sociais, visto que:
“A vinculação entre pobreza e população de rua pode ser percebida no debate teórico de ambas temáticas. São realidades que, de certa forma, fundem-se. A pobreza se expressa na condição de vida da população de rua e esta, por sua vez, pode ser apontado como segmento social que vivencia mais proximamente as consequências deste mesmo processo de empobrecimento”. (AMAC/ Intecoop/ SEDETEC/ UFJF, 2007:11)

Estudo realizado pela Associação Municipal de Assistência Comunitária e Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da UFJF junto a 745 habitantes em condição de rua revela o perfil dos homens e mulheres que ali sobrevivem. Constatou-se que dos entrevistados 590 são negros e pardos (auto-declarantes), isto é, quase 80% da amostra entrevistada. A composição branca, por sua vez, refere-se a 20% da população em situação de rua.



Fonte: documento elaborado pela UFJF, em 15/04/2010
Imagem adaptada de:http://celeuma.blogdrive.com/

2 comentários:

  1. Qual contato (tel, e-mail) de vcs do CCP?

    ResponderExcluir
  2. Olá bruno!

    nosso email de contato pode ser feito com a maria luiza pelo endereço:
    mlpv@correios.net.br
    ou
    comitecentralpop@hotmail.com

    ResponderExcluir