sábado, 22 de maio de 2010

Convocação para reunião de construção do Plebiscito Nacional pelo Limite da Propriedade da Terra







Convite

Convidamos todas as entidades e lutadores populares de Juiz de Fora para participarem da reunião de construção do Plebiscito Nacional pelo Limite da Propriedade da Terra no



dia 01/junho/2010 na Cúria Metropolitana às 19h.
End. Rua Henrique Surerus, 30, centro


Apresentação
O Brasil é o segundo maior país do mundo em concentração de terras. Cerca de 3% do total de propriedades rurais do país são latifúndios e ocupam 56,7% das terras agricultáveis. Desde a colonização, há mais de 500 anos, existe uma elite agrária que baseia o seu poder no acúmulo de terras e exploram, sem limites, os recursos naturais.Eles não se preocupam em produzir alimentos e desrespeitam qualquer direito social, trabalhista, previdenciário ou político dos Trabalhadores e Trabalhadoras do campo, que são expulsos de suas terras e, muitas vezes, escravizados ou assassinados pelos latifundiários. Essa realidade compromete a soberania de nosso território, além de romper com a história, a cultura e os saberes seculares dos povos das cidades, dos campos e da floresta. Um dos instrumentos que podem interferir na perpetuação dessa prática excludente é limitar o tamanho da propriedade da terra. A Campanha pelo Limite da Propriedade da Terra: em defesa da reforma agrária e da soberania territorial e alimentar é uma ação para buscar o diálogo e a mobilização da sociedade brasileira, para incluir na Constituição Federal um novo inciso que limite o tamanho da propriedade rural.Áreas acima do limite seriam automaticamente incorporadas ao patrimônio público e destinadas aos programas de reforma agrária. O objetivo da Campanha é exigir do Estado a garantia do direito à propriedade da terra a todos os brasileiros e brasileiras que tiram seu sustento da terra.


Maiores informações : http://www.limitedaterra.org.br


Contatos em Juiz de Fora: Mateus Xavier (CÁRITAS-JF) 9953-0133

Maria Luiza (COMITÊ CENTRAL POPULAR) 3226-3252



SUA PRESENÇA É FUNDAMENTAL PARA A CONSTRUÇÃO DO PROJETO POPULAR PARA O BRASIL

"A Campanha pelo Limite da Propriedade da Terra é um passo importante para a reformulação mais ampla da situação fundiária do Brasil."
Dom Demétrio Valentini, presidente da Cáritas Brasileira

Nenhum comentário:

Postar um comentário